sábado, 6 de novembro de 2010

AS COMUNIDADES SURDAS DO BRASIL



Há pessoas surdas em todos os estados brasileiros e muitas destas pessoas vêm se organizando e formando associações pelo país que são as comunidades surdas brasileiras. Como o Brasil é muito grande e diversificado, essas comunidades se diferenciam regionalmente em relação a hábito alimentar, vestuário e situação sócio-econômica, entre outros. Estes fatores geram também variações lingüísticas regionais. 


As Comunidades Urbanas Surdas no Brasil têm como fatores principais de integração a LIBRAS, os esportes e interações sociais, por isso têm uma organização hierárquica constituída por: uma Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS); seis Federações Desportivas e, aproximadamente, 58 associações /clubes /sociedades / congregações, em várias capitais e cidades do interior, segundo dados retirados da Página dos Surdos (www.surdo.com.br/assonoma1.htm). 


A CBDS, fundada em 1984, tem como proposta o desenvolvimento esportivo dos surdos do Brasil, por isso promove campeonatos masculino e feminino em várias modalidades de esporte em nível nacional. Seus representantes são escolhidos, através de voto secreto, pelos representantes das Federações. Recentemente esta Confederação filiou-se à Confederação Internacional e os surdos brasileiros têm participado de campeonatos esportivos internacionais.


 As associações de surdos, como todas as associações, possuem estatutos que estabelecem os ciclos de eleições, quando os associados se articulam em chapas para poderem concorrer a uma gestão de dois anos, geralmente.


Participam também dessas comunidades, pessoas ouvintes que fazem trabalhos de assistência social ou religiosa, ou são intérpretes, ou são familiares, pais de surdos ou cônjuges, ou ainda professores que participam ativamente em questões políticas e educacionais e por isso estão sempre nas comunidades, tornando-se membros. Os ouvintes que são filhos de surdos, muitas vezes, participam dessas comunidades desde criancinhas, o que propicia um domínio da LIBRAS, como de primeira língua. Estas pessoas, muitas vezes, tornam-se intérpretes: primeiro para os próprios pais, depois para a comunidade.


Os surdos, que são membros das associações, estão sempre interagindo com outras associações de outros estados ou cidade, como também com as Federações, a Confederação e a FENEIS.


Diferentemente da CBDS, das Federações desportivas e associações, que se preocupam com a integração entre os surdos através dos esportes e lazer, a Federação Nacional de Educação e Integração dos surdos (FENEIS) é uma Entidade não governamental, registrada no Conselho Nacional de Serviço Social/CNAS e não está subordinada à CBDS, sendo filiada a World Federation of The Deaf.


A FENEIS foi fundada em 1987, quando os surdos resolveram assumir a liderança da Federação Nacional de Educação e Integração do Deficiente Auditivo (FENEIDA) que surgiu da iniciativa de várias escolas, Associações de Pais e outras instituições ligadas ao trabalho com Surdos. Sua sede é no Rio de Janeiro, mas já possui três regionais: Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.


Atualmente com 100 entidades filiadas, a FENEIS atua como um órgão de integração dos surdos na sociedade, através de convênios com empresas e instituições que empregam Surdos, bem como tem promovido e participado de debates, seminários, câmera técnicas, congressos nacionais e internacionais em defesa dos direitos dos Surdos em relação à sua língua, à educação, a intérpretes em escolas e estabelecimentos públicos, a programas de televisão legendados, assistência social, jurídica e trabalhista.


Os surdos que participam dessas comunidades têm assumido uma cultura própria. A Cultura Surda é muito recente no Brasil, tem pouco mais de cento e vinte anos, mas convivendo-se um pouco com as Comunidades Surdas pode-se perceber características peculiares, uma identidade surda, como:


A maioria das pessoas Surdas prefere um relacionamento mais íntimo com outra pessoa Surda;


Suas piadas envolvem a problemática da incompreensão da surdez pelo ouvinte que geralmente é o “português” que não percebe bem, ou quer dar uma de esperto e se dá mal;


O surdo tem um modo próprio de olhar o mundo onde as pessoas são expressões faciais e corporais. Como fala com as mãos, evita usá-las desnecessariamente e quando as usam, possuem uma agilidade e leveza que pode se transformar em poesia.


Seu teatro já começa a abordar questões de relacionamento, educação e visão de mundo, própria das pessoas Surdas. Isso pode ser visto em peças que a Companhia Surda de teatro, no Rio de Janeiro, vem apresentando; 

      Os surdos, que freqüentam esse espaços de Surdos, convivem com duas comunidades e cultura: a dos surdos e a dos ouvintes e precisam utilizar duas línguas a LIBRAS e a língua portuguesa. Portanto, numa perspectiva antropo-sócio-lingüística, uma Comunidade Surda não é um “lugar” onde pessoas deficientes, que têm problema de comunicação se encontram, mas um ponto de articulação política e social porque, cada vez mais, os Surdos se organizam nesses espaços enquanto minoria lingüística que luta por seus direitos lingüísticos e de cidadania, impondo-se não pela deficiência, mas pela diferença.


      Vendo por esse prisma, pode-se falar de Cultura Surda, ou seja, Identidade Surda. O Surdo é diferente do ouvinte porque percebe e sente o mundo de forma diferenciada e se identifica com aqueles que também, apreendendo o mundo como Surdo, possuem valores que vêm sendo transmitidos de geração em geração independentemente da Cultura dos ouvinte, a qual também se inserem.


      FONTE: LIBRAS em Contexto – Tanya A. Felipe e Myrna S. Monteiro

      * O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL E NA GRAMÁTICA ANTIGA.

      2 comentários:

      1. Boa tarde Meu nome é Sulle, moro no DF. Sim, gostaria de saber se vocês com tanta experiência poderia me ajudar em um determinado assunto. Há 3 anos acordei pela manhã total mente surda do meu ouvido direito, fui ao médico e ele me falou que eu tive uma surdez súbita e que precisaria investigar para um possível tratamento, depois de muito tempo descobrir que esta surdez seria inreversível, mas ela não me falou o nome realmente deste tipo de surdez, eu gostaria de saber se algum de vocês conhece algum caso do tipo, perdir 80% da minha audicão sendo consederada surdez severa.

        ResponderExcluir
      2. "A surdez súbita se caracteriza como uma surdez sensorioneural de aparecimento abrupto e sem causa conhecida. Seu acometimento é quase sempre unilateral, sendo acompanhada de zumbidos em aproximadamente 80 por cento dos casos e de tonturas em 30 por cento. O diagnóstico diferencial inclue algumas doenças infecciosas, hematológicas, neurológicas e, principalmente, o schwannoma vestibular. A etiopatogenia da surdez súbita é desconhecida, sendo portanto aventadas algumas hipóteses: a hipótese vascular é muito bem aceita, sendo comprovada em alguns estudos experimentais; a hipótese viral, também bastante reconhecida, tem sérias dificuldades na sua comprovação laboratorial; a hipótese auto-imune, mais recentemente relatada, tem o forte respaldo de estudos imunolaboratoriais a seu favor; finalmente, a hipótese de ruptura de membranas (teoria da fístula) vem perdendo terreno em função da sua difícil comprovação. A tendência atual é considerar a surdez súbita como uma afecção de etiopatogenia multifatorial. O tratamento da surdez súbita é o tópico de maior controvérsia. Os corticóides e as drogas vasodilatadoras são as opções mais utilizadas muito em função de sua fácil prescrição associada ao baixo custo. O estudo individualizado de cada caso tende a preconizar diferentes atitudes terapêuticas nos pacientes acometidos pela surdez súbita. Desta forma, diferentes formas de tratamento devem ocupar o espaço dos famosos protocolos de tratamento descritos por inúmeros autores".
        bom, essa foi a melhor explicação que encontrei sobre surdez súbita. para ver o texto na íntegra: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72992004000200015&script=sci_arttext
        de toda forma, seria bom se vc procurasse um médico para fazer um tratamento especializado e, se mesmo assim for irreversível, como vc disse, ver os meios de fazer um implante coclear ou aprender a Libras para facilitar sua comunicação.
        espero ter podido ajudar
        boa sorte!

        ResponderExcluir