sábado, 13 de novembro de 2010

O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SURDEZ /CAS DE FORTALEZA


O Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS é uma instituição de formação continuada que presta serviços aos alunos surdos matriculados nas escolas públicas municipais, estaduais e da rede privada, familiares desses alunos, estagiários de cursos de magistério (de nível médio ou superior), profissionais da área de saúde, professores e a comunidade em geral no sentido de socializar informações sobre a educação dos surdos, divulgar e propiciar o atendimento às suas necessidades e suas diferenças.

Desse modo, possibilita tornar conhecida e utilizada a Língua Brasileira de Sinais – Libras – como primeira língua do surdo e a aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para o surdo, além de tornar a educação desses alunos responsabilidade das escolas públicas através da capacitação dos professores.
 
Assim, o CAS é o resultado de um trabalho de parceria da SEESP/MEC com as Secretarias de Educação dos Estados no intuito de garantir aos sistemas de ensino profissionais capacitados para atuar com alunos surdos.

Essas ações estão em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência.

A partir dessa perspectiva o CAS-CE visa apoiar os sistemas de ensino, como também propiciar a formação dos professores em libras e de libras que irão atuar nas salas Multifuncionais existentes nas escolas públicas Estaduais, para os alunos incluídos no ensino comum promovendo a aprendizagem destes alunos.

É função do CAS a criação de condições adequadas para o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando, assegurando o princípio da igualdade de oportunidades e o cumprimento da legislação brasileira, principalmente da Lei 10.098/00, da Lei 10.072/01 e da Resolução do MEC nº 02/2001 que institui as Diretrizes Nacional para a Educação Especial na Educação Básica.

De 2003 (ano de sua fundação) até janeiro de 2010 o CAS encontrava-se no prédio ao lado do ICES. Nesse ano mudou-se para o prédio onde do Instituto de Educação do Ceará. O CAS tem como objetivo principal formar alunos surdos em Libras e capacitar profissionais da educação e comunidade em geral, na área de surdez. Abaixo seguem fotos dos nossos cursos de formação.




















Um comentário:

  1. Devido a varias solicitações de pessoas que visitam o blog, segue o telefone para contato. CAS FORTALEZA: 3101-7011
    Lá, os interessados podem saber maiores detalhes sobre os cursos e as datas de inscrição e início dos mesmos.
    abraços a todos!!!

    ResponderExcluir