domingo, 14 de novembro de 2010

SURDO-MUDO



Essa é a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo, porém, infelizmente ainda utilizada e divulgada nos meios de comunicação.

A terminologia Surdo-Mudo tem sua raiz na história, num tempo muito antigo quando a pessoa Surda estava condenado a mudez. Ser surdo significava automaticamente ser mudo, e pior, ser um Abandonado, Excluído, Desacreditado!

Com o passar do tempo, apesar de se constatar ser possível ensinar o Surdo a falar (língua oral), e, principalmente, de estudos conferirem à língua de sinais usada por eles há tantos séculos o "título" de língua verdadeira, mesmo assim, falando uma ou duas línguas, a denominação "Surdo-Mudo" permanece!



O fato de uma pessoa ser surda não significa que seja muda. A mudez é  outra deficiência, totalmente desagregada à surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício. Por isso, o surdo só será mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons. Fora isto, é um erro chamá-los de surdo-mudo.


Surdo-Mudo é então um erro social dado ao fato de que o surdo vive num "silêncio" rotulado pela própria sociedade (por falta de conhecimento do real significado das duas palavras). 

Acreditamos que só um trabalho informativo da comunidade surda junto à sociedade sobre a inadequação do termo "Surdo-Mudo" pode, aos poucos, fazer cair em desuso esse termo.
 


Surdo: dificuldade parcial ou total no que se refere à audição
Mudo: problema ligado à voz. 

fonte: feneis

Nenhum comentário:

Postar um comentário