terça-feira, 31 de maio de 2011

INSTITUIÇÕES DEFENDEM ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS COM A LIBRAS COMO PRINCIPAL LÍNGUA




Após realizarem uma marcha na Esplanada dos Ministérios que terminou com uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, várias pessoas com deficiência auditiva participaram nesta quinta-feira, 19, de uma audiência pública no Senado. Eles defendem a implantação de escolas bilíngues, que são escolas específicas para surdos nas quais a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a principal língua utilizada. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) está entre as instituições que defendem as escolas bilíngues.

A diretora de políticas educacionais da Feneis, Patrícia Luiza Rezende, que também tem deficiência auditiva, avalia que existam entre três e quatro milhões de pessoas com deficiência auditiva no país - mas ela ressalvou que essa é uma estimativa, já que o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não inclui perguntas sobre surdos. Essa audiência foi promovida pela Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, que é presidida pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Conforme ele mesmo lembrou, o senador é pai de uma menina com síndrome de Down. 

 FONTE: União dos Vereadores e Câmaras do Ceará  - 19 de Maio de 2011



TEXTO COPIADO NA ÍNTEGRA - OS ERROS DE ESCRITA E DISTORÇÕES QUE POSSAM HAVER EM RELAÇÃO À REALIDADE SURDA, FAZEM PARTE DA PRÓPRIA REPORTAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário