sexta-feira, 24 de junho de 2011

O ZUMBIDO INCOMODA MUITA GENTE

Não é nem doença, mas incomoda tanto que pode levar à loucura
Por: Cláudio Fragata Lopes







Um silvo de panela de pressão, um som de apito, um chiado de frigideira, uma campainha tocando, uma efervescência de sal de fruta, um barulho de mar, um ressoar de cachoeira, um zunir de jato. É com descrições assim que alguns pacientes entram no consultório do otorrinolaringologista na tentativa de explicar o incômodo problema que os aflige: o zumbido no ouvido, um ruído insistente, que a pessoa ouve 24 horas por dia, mas que não provém do ambiente externo. A grande maioria dos que têm zumbido acaba se conformando a conviver com ele e nem chega a procurar o médico. Mas, para a minoria que sofre com seus efeitos, o distúrbio pode ser alucinante: a pessoa perde a concentração, não consegue dormir, começa a ter problemas de ordem emocional e, nos casos mais graves, vê sua vida social e afetiva se transformar num desastre. Estes são os que procuram a solução no consultório do otorrinolaringologista. 


Aí começa, para o médico, um verdadeiro trabalho de detetive. Encontrar a causa - ou causas - de tal distúrbio não é muito simples. Primeiro, porque não se trata de uma doença, mas de um sintoma. Existem pelo menos 200 enfermidades que têm o zumbido em seu quadro sintomático, o que obriga o especialista a investigar cada caso de maneira isolada. Segundo, porque nem sempre o problema tem cura. Alguns casos requerem controle, o que só se faz com a colaboração do próprio paciente. "É mais ou menos parecido com o colesterol, a pressão alta ou o diabetes, que às vezes não têm cura, mas podem ser controlados de forma que o paciente tenha uma vida normal", compara a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez, que recentemente participou de uma mesa exclusiva sobre o assunto durante o I Congresso Triológico de Otorrinolaringologia, realizado em São Paulo. 


Não existe, no Brasil, um levantamento estatístico do número de pessoas atingidas pelo zumbido no ouvido. Nos Estados Unidos, onde isso já foi feito com boa margem de confiabilidade, existem cerca de 5 milhões de pessoas que necessitam de cuidados médicos em razão deste incômodo. "Por comparação, podemos calcular um número de 3 milhões entre os brasileiros", arrisca o otorrinolaringologista Antônio Douglas Menon, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. 


Muitas pessoas conseguem realizar suas tarefas cotidianas mesmo sofrendo com uma enxaqueca muito forte. Outras, porém, nem levantam da cama, não vão trabalhar, sequer conseguem pensar direito. "O mesmo acontece em relação ao zumbido", assegura Menon. "Foi por isso que, em consenso recente, os fenômenos dor e zumbido foram colocados no mesmo grau de equivalência." Era exatamente essa a situação da professora Marlene Brito, de 38 anos, que durante quase dez anos se desesperou com um zumbido intenso no ouvido esquerdo: "Era algo que me paralisava", lembra ela. "Não conseguia fazer absolutamente nada. 


Cansei de pedir licença no trabalho e, em casa, não tinha sossego nem para as atividades domésticas. Pensei que ia enlouquecer." Marlene, depois de se submeter a vários tratamentos, só recuperou a paz com uma técnica conhecida como biofeedback, que ensina ao paciente o grau de relaxamento necessário para aliviar o zumbido. Normalmente, sua origem está mesmo nas vias auditivas. Neste caso, os motivos podem ser, entre outros, rolha de cera, perfuração do tímpano, otite infecciosa, excesso de ruídos externos, tumor, envelhecimento do ouvido e até otosclerose, que é o enrijecimento ósseo do estribo, o menor osso do corpo humano.

Eterno vilão


Tanit Ganz Sanchez com maquete do ouvido: tudo para esclarecer o paciente
Mas causas cardiovasculares, como a hipertensão, e neurológicas, como a esclerose múltipla ou o mal de Alzheimer, também podem se manifestar com o zumbido. E motivos farmacológicos, como remédios que provocam efeitos colaterais, são muito freqüentes. Há ainda as causas psicológicas, como ansiedade, depressão ou síndrome do pânico, quando o paciente é então encaminhado para tratamento psicoterapêutico. "Muitas vezes, o zumbido é causado por uma soma desses fatores", constata Tanit. "Por isso, o diagnóstico requer uma avaliação muito cuidadosa do problema." 

Nem sempre o zumbido está sozinho. Ele surge na maioria das vezes de mãos dadas com a vertigem e a perda auditiva. "Às vezes, esta é tão pequena que a pessoa nem percebe", conta Tanit. "Mas os exames de audição acusam algum grau de perda auditiva em 90% das pessoas que têm zumbido." Em alguns casos, como a doença de Menière, o zumbido, a perda auditiva e a vertigem formam a chamada tríade sintomática. "Curioso é que quando se trata este tipo de paciente, a surdez e a tontura melhoram rapidamente. Só o zumbido costuma ficar, é sempre o vilão da história", comenta Menon.


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário