terça-feira, 19 de julho de 2011

BERTHA GALERON DE CALONNE

 

Bertha Galeron de Calonne, nascida em Paris em 15 junho 1859 e faleceu em 1936, é uma poetiza francesa.

Bisneta de Charles Alexandre de Calonne, ex-ministro das Finanças de Louis XVI, ela perdeu a visão e tornou-se surda em 1870 como resultado de febre tifóide. A perda auditiva, continuou a agravar-se até o fim de sua vida para ancorar de forma permanente no mundo do silêncio. As Irmãs de São Vicente de Paulo, que tomou como uma pensionista na sua instituição foram capazes de dar instruções especiais para cegos jovens e até conseguiu ensinar-lhe música. Neste mundo de trevas, a poesia e a música trouxeram para esta menina a consolação inefável.

Galeron casou com o arquiteto, membro da Escola de Belas Artes e tiveram três filhos. A primeira filha morreu na infância. Grande amiga de Carmen Sylva (pseudônimo literário de Rainha Elisabeth da Roménia), com quem manteve uma volumosa correspondência, ela também era amiga de Amelie de Portugal e Pierre Loti, com quem ela ficou em Oloron .

No final de sua vida e depois que seu marido morreu, ela se retirou para Dangu, pequena aldeia no departamento de Eure, onde possuía uma casa de férias e onde ela morreu e foi enterrada em 1936.

FONTE: WIKIPÉDIA


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário