sexta-feira, 1 de julho de 2011

ESTUDO PÕE EM DÚVIDA A RELAÇÃO DA CAFEÍNA COM O SURGIMENTO DO ZUMBIDO


Pesquisa revela que abstinência de cafeína não resolve o problema de zumbido e sua falta pode até agravar doença


Uma nova pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Audição e Equilíbrio da Universidade de Bristol descobriu que desistir de cafeína não alivia o zumbido agudo e que essa retirada da cafeína pode aumentar o problema. Este estudo é o primeiro de seu tipo a olhar para o efeito do consumo de cafeína sobre o zumbido.
Pesquisadores realizaram o primeiro estudo pseudo-aleatório controlado por placebo da gradual retirada da cafeína e de sua abstenção para testar uma ligação entre o consumo de cafeína e o zumbido. O objetivo da análise foi o de fornecer evidências de práticas terapêuticas para os que sofrem com o zumbido. 

Cerca de 66 voluntários que apresentaram zumbido e geralmente consumiam pelo menos 150 mg de cafeína por dia, participaram de uma experimentação durante 30 dias. Seu habitual chá com cafeína e café foi substituído por dois outros produtos, seguindo duas condições. Na primeira houve consumo de cafeína habitual, seguido de uma retirada gradual, e na segunda houve retirada gradual seguido por reintrodução usual do consumo de cafeína.
O estudo foi projetado de modo que os participantes não soubessem dessas condições. Eles sabiam que iriam receber cafeína em alguns dias, mas não sabiam em qua datas isso ocorreria. Os participantes eram obrigados a preencher um questionário para medir seu nível de zumbido três vezes durante o estudo - no início, depois de ficarem sem a cafeína durante dez dias e depois de terem consumido a sua quantidade normal de cafeína por dez dias. Os participantes também mantiveram um registro muito breve de seus sintomas do zumbido a cada dia. 

"Com quase 85 % dos adultos no mundo que consomem diariamente cafeína, queríamos contestar a alegação de que a cafeína torna o zumbido pior. Muitos profissionais apóiam a retirada da cafeína como uma terapia do zumbido, apesar de haver falta de qualquer prova relevante e, na verdade, os sintomas agudos da retirada da cafeína podem até fazer piorar o zumbido" , disse Lindsay St. Claire, conferente sênior no Centro de Estudos da Audição e Equilíbrio da Universidade de Bristol, e investigadora principal do estudo. "Muitas outras restrições alimentares são requeridas para aliviar o zumbido sem o apoio de estudos controlados. Mais um trabalho nessa área seria de grande benefício para as pessoas com zumbido e para seus médicos." 

"Por muitos anos tem havido uma crença comum de que a cafeína é um agravante dos principais sintomas do zumbido, embora haja muito pouca evidência para apoiar isso. Só no Reino Unido, estima-se que para mais de meio milhão de pessoas, o zumbido tenha um efeito negativo sobre a sua qualidade de vida" , acrescentou a chefe do Departamento de Pesquisa de Surdez no Reino Unido, Vivienne Michael. "Este papel relata uma nova análise detalhada dos efeitos do consumo de cafeína, da abstinência e da severidade dos sintomas de zumbido. Ele fornece a primeira evidência experimental para contestar a teoria de que a cafeína provoca ou agrava o zumbido."

FONTE: http://www.isaude.net/


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário