segunda-feira, 11 de julho de 2011

RONALD REAGAN

 


Ronald Wilson Reagan foi um ator e político estadunidense, 33º governador da Califórnia e 40º presidente dos Estados Unidos.

Reagan nasceu em Tampico, Illinois. É o segundo de dois filhos de John (Jack) Reagan e Nelle Wilson. Em 1920, depois de anos se mudando de cidade em cidade, a família estabeleceu-se na cidade de Dixon em Illinois. Em 1921, com dez anos de idade, Reagan foi batizado na igreja de sua mãe, a Discípulos de Cristo, em Dixon, e em 1924 ele começou a frequentar a Dixon's Northside High School. Formou-se em economia em 1932 na Universidade de Eureka, IL.

Em 1927, com dezesseis anos de idade, Reagan começou um trabalho no verão como salva-vidas em Lowell Park, a três quilômetros de Dixon na vizinha Rock River. Ele continuou a trabalhar como um salva-vidas em Rock River pelos sete anos seguintes, tendo salvo 77 pessoas de afogamento.

Reagan mudou-se para Los Angeles, Califórnia na década de 1930, onde trabalhou como ator e se tornou presidente da Screen Actors Guild (SAG), e porta-voz da General Electric (GE). Sua carreira política tem suas origens durante seu trabalho para a General Eletric. Originalmente membro do Partido Democrata, Reagan mudou para o Partido Republicano em 1962, tendo na época 51 anos de idade, creditando tal mudança às posições cada vez mais esquerdizantes do Partido Democrata, afirmando que o Partido Democrata o havia abandonado, ao deixar de ser o partido de Thomas Jefferson, Andrew Jackson e Grover Cleveland para se tornar o partido de Karl Marx, Vladimir Lênin, e Josef Stálin.

Inicialmente participou de alguns filmes B; em 1937, teve o primeiro filme creditado, Love Is on the Air, e em 1939 atuou em 19 filmes. Em 1940 atuou em Santa Fe Trail, e em 1942, alcançou sucesso com o filme Kings Row, de Sam Wood. Em uma cena desse filme, o personagem interpretado por Reagan, Drake McHugh, que teve as pernas amputadas por um sádico cirurgião, após voltar da anestesia diz: "Onde está o resto de mim"? ("Where's the rest of me?"). Reagan usou essas palavras no título de sua autobiografia em 1965. Reagan e muitos críticos consideravam Kings Row seu melhor filme. Apesar de Reagan ter se tornado uma estrela com seu desempenho, ele não pôde aproveitar seu sucesso, pois estava servindo nas Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial. Após voltar da guerra, Reagan ainda atuou em diversos filmes, mas nunca mais voltou a fazer o mesmo sucesso que fez em Kings Row.

Após realizar o seu famoso discurso A Time for Choosing, em apoio à candidatura de Barry Goldwater à presidência dos Estados Unidos em 1964, Reagan tornou-se um fenômeno no Partido Republicano, ganhando forte apoio entre os eleitores do partido e sendo persuadido a candidatar-se ao cargo de Governador da Califórnia. Foi eleito para o cargo dois anos depois, em 1966, e reeleito em 1970. Em 1968 e 1976, Reagan participou das primárias republicanas para escolha do candidato do partido à presidência, sendo derrotado em ambas as oportunidades. No entanto, em 1980 Reagan finalmente foi escolhido como candidato republicano e, logo após, elegeu-se presidente dos Estados Unidos, tornando-se o mais velho a ser eleito para o cargo (69 anos e 349 dias).

Como presidente, Reagan implementou uma série de ousadas iniciativas econômicas e novas políticas. Sua política de recuperação econômica através do estímulo à oferta (supply-side economics), popularmente conhecida como "Reaganomics", incluiu medidas de desregulamentação e cortes de impostos, implementadas já no seu primeiro ano de mandato em 1981.

Em seu primeiro mandato, Reagan sobreviveu a uma tentativa de assassinato. Enfrentou uma greve dos controladores de tráfego aéreo, encerrando a greve após dar um ultimato aos grevistas e intimá-los a se apresentarem ao trabalho ou procurarem outro emprego. Ordenou a Invasão de Granada, derrubando o recém-instaurado regime pró-soviético, alegando a necessidade de proteger os cidadãos americanos residentes na ilha.

Reagan foi reeleito em 1984 em uma vitória massacrante, ganhando em todos os Estados americanos, exceto em Washington, DC e no estado natal de seu oponente (Walter Mondale).

O segundo mandato de Reagan foi marcado principalmente por suas políticas externas, especialmente o fim da Guerra Fria, os ataques aéreos a Líbia em resposta ao sequestro de aviões comerciais americanos e o auxílio americano à resistência afegã. Reagan durante seu segundo mandato renunciou à estratégia de apaziguamento (détente) com a União Soviética, aumentando maciçamente os investimentos militares americanos. Reagan descreveu publicamente a URSS como "um Império do Mal" e deu amplo apoio a movimentos anticomunistas e de resistência na América Latina, África, Ásia e Europa. Reagan também negociou com Mikhail Gorbachev um acordo de não proliferação nuclear, resultando na diminuição do arsenal nuclear de ambos os países.

Em 1989, Reagan deixou a presidência dos Estados Unidos obtendo os maiores índices de aprovação popular do século XX nos Estados Unidos.

Em 1994, anunciou em carta à nação que sofria do Mal de Alzheimer. Morreu 10 anos depois, aos 93 anos de idade. De todos os presidentes dos Estados Unidos, foi o segundo mais longevo (depois de Gerald Ford) 93 anos, 120 dias) e o que foi eleito com idade mais avançada (69 anos, 349 dias).

Ronald Reagan usava aparelho de surdez e durante a sua presidência houve um aumento dramático na venda de aparelhos de surdez. O contrário ocorreu na durante o mandato do presidente Bill Clinton, quando a indústria de aparelhos auditivos foi fortemente afetada.

 


FONTE: WIKIPEDIA


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário