terça-feira, 8 de novembro de 2011

SENADOR INCENTIVA ACESSIBILIDADE PARA SURDOS



Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) reuniu-se com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para apresentar um projeto de integração, em telecomunicação, de surdos e ouvintes. O Serviço de Intermediação por Vídeo permite que pessoas com deficiência auditiva severa possam se comunicar pelo sistema telefônico com pessoas ouvintes. O SIV já é utilizado nos Estados Unidos e a proposta de implantação no Brasil foi trazida pelo professor da Universidade de Gallaudet (EUA), o brasileiro Renato Sindicic.

De acordo com o último senso no Brasil, realizado pelo IBGE, existem 5,7 milhões de pessoas com Deficiência Auditiva ou Surdas. A maioria não domina a Língua Portuguesa para se expressar através de texto por causa da dificuldade com relação às construções frasais, uma vez que a linguagem oficial dos surdos é feita com códigos simbólicos, as Libras.

“Esse sistema permite a inclusão social e digital de surdos, por meio da acessibilidade, e deve ser considerado como uma alternativa eficiente para efetiva comunicação com os ouvintes. Para a implantação seria necessária apenas uma câmera e vídeo com acesso à internet banda larga. Com a previsão, já apresentada pelo governo de reduzir os custos da internet e aumentar a cobertura nacional, o SIV é viável e deve ser considerado”, ressaltou Inácio.  


FONTE: Assessoria do senador Inácio Arruda




* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário