quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NOVO DEIT LIBRAS 2ª EDIÇÃO REVISADA E EXPANDIDA






"Amigos queridos: 
Descrever essa obra arrepia a alma. É um misto de calor que vem de dentro com um refrigério de alma e espírito no entorno... É tanto arrepio na hora de descrever essa obra que parece até frio. Deve ser por causa da ventania das asas de todos esses anjinhos que estão sobrevoando este lugar e sorrindo e sorrindo extasiados... Ou são anjinhos, ou vagalumes, ou meus pobres olhos precisam de algum descanso... Seja como for, não importa. Importa a felicidade que transborda, como antevisão de todo o bem que virá disso tudo. À criança, a quem pertence o céu, nosso abraço amoroso, paternal, cheio de esperança e fé e gratidão. A todos os amigos, nosso abraço fraterno e forte. Damos graças a Deus por tudo de bom que os professores dedicados farão com a ajuda destes dois servos aqui.
 
Um capítulo que ensina a ler e escrever a articulação da fala por meio do sistema SpeechWriting, que adaptamos para o Português falado. Permite tornar visíveis os sons da fala (concilia num só iconema informações fanerolaliêmicas e esteselaliêmicas - estas permitindo distinção entre consoantes surdas e sonoras do Português, para reduzir paragrafias envolvendo trocas surdo-sonoras como chato-jato, foz-voz, coma-goma,...)
Novo capítulo que adapta o sistema SpeechWriting para ler e escrever o Português falado, permitindo à criança representar informações fanerolaliêmicas e esteselaliêmicas de modo a compreender as relações entre a escrita alfabética e a articulação visível e-ou tateável da fala. Importante recurso para alfabetização de surdos videntes e de surdocegos, de deficientes auditivos com ou sem implante. Para surdos sinalizadores fazemos o desenvolvimento das 2 rotas: a semântica via análise da estrutura morfêmica do Port ancorada na estrutura morfêmica de Libras; a transparente via ancoragem na fala via SpeechWriting e nossos sistemas de legibilidade orofacial do Port e de regularidade fanerolaliema-grafema.no

Valerie Sutton e Stefan Wöhrmann são nossos coautores deste capítulo que junta SignWriting a serviço de Libras e SpeechWriting a serviço do Português. A comunidade surda brasileira merecendo cada vez mais respeito e atenção internacionais, sempre e em todas as esferas, inclusive nesta aqui.
O Novo Deit Libras 2ª edição revisada e expandida. (Volume 1: ISBN: 978-85-314-1330-8. Volume 2: ISBN: 978-85-314-1331-5) com 2.760 páginas estará disponível apenas a partir de final de fevereiro. de 2012. Poderá ser encontrado em todas as lojas da Editora da USP (Edusp) e nas lojas virtuais por meio da Internet. Você poderá encomendá-los na sua livraria local. Sugiro escreverem ao MEC solicitando a distribuição gratuita via Programa Nacional do Livro com recursos do FNDE, bem como à Secretaria Estadual de Educação de seu estado, e à Secretaria Municipal de Educação de sua cidade. Por isso acrescentei aqui informações sobre o ISBN de cada um dos dois volumes". 

Fernando Capovilla


2 comentários:

  1. BOM DIA , OTIMO LIVRO AINDA MAIS ATUALIZADO.

    MAS ALGUEM SABE ONDE COMPRAR . OU UMA LIVRARIA POU DISTRIBUIDORA QUE TENHA .

    AT. JORG E

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge,
    acredito q todas as boas livrarias devam tê-lo
    o próprio Capovilla nos avisou isso qdo foi autorizada a venda
    abraços

    ResponderExcluir