domingo, 15 de abril de 2012

APARELHO AUDITIVO TRANSMITE SONS PELO DENTE

Equipamento dribla deficiência de órgão auditivo transmitindo ondas sonoras pelos dentes e ossos do crânio.
O aparelho SoundBite, ainda em fase de testes clínicos, é uma perspectiva de solução quase imperceptível e não cirúrgica para casos de surdez de apenas um ouvido. O equipamento tenta driblar a necessidade de cirurgia para os pacientes que têm problemas na transmissão das ondas sonoras até a cóclea, pedaço do ouvido com terminais nervosos que decodifica os sons. Em vez de "consertar" as partes do ouvido com defeito, o Soundbite repassa as ondas até a cóclea por um outro caminho: os dentes.

Um pequeno microfone é colocado no canal auditivo para aproveitar o posicionamento e forma estratégicos da orelha na captação do som. O microfone é ligado a um processador de sinais digitais, um pouco maior, que fica atrás da orelha. Nele, há um filtro dos ruídos e um chip wireless transmite os sinais para o dispositivo que fica na boca.

O aparelho da boca, feito para se ajustar aos dentes do fundo, contém uma bateria recarregável e um receptor dos sinais wireless transmitidos pelo dispositivo do ouvido e um sistema vibratório que converte os sinais sonoros em pulsos. Eles são transmitidos até a cóclea através das vibrações nos ossos da cabeça. Com isso, é como se fizesse um desvio no caminho natural do som: passar pelo ouvido externo e o ouvido médio: as duas partes do órgão auditivo que fariam a transmissão até a cóclea e que apresentam defeito.

FONTE: http://paulodaportela2003.blogspot.com.br/

 * O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

2 comentários:

  1. Adorei conhecer seu blog, muito bom mesmo. Vou recomendar para alguns amigos e familiares que estudam ou trabalham com educação inclusiva e inclusão social. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cecilia
    bom saber q estou de alguma forma contribuindo para a melhoria da educação especial e/ou inclusiva
    abraços!!!

    ResponderExcluir