domingo, 15 de abril de 2012

ELIZABETH: A MULHER SINESTÉSICA


Mulher que utiliza seus sentidos para saborear a música. Elisabeth, uma estudante de música de Zurique, tem um talento bem especial. Ela é uma sinesteta, ou seja, uma pessoa que combina involuntariamente três sentidos: o som, a visão e o paladar. Notas musicais fazem com que formas e cores apareçam no seu campo de visão, enquanto várias notas combinadas a induzem a sentir diferentes aromas, que depois são materializados na sua língua. Uma mesma nota ou combinações de notas produzem em Elisabeth as mesmas cores e formas. Essa habilidade de unificar diferentes campos perceptivos advém de uma condição neurológica, conhecida como sinestesia. O tipo de sinestesia de Elisabeth é tão raro que ela é a única pessoa no mundo conhecida por ser capaz de fazer isso. Ela participa de concertos em toda a Suíça e tem usado a sinestesia para obter a afinação perfeita e para memorizar partituras de uma só vez. No entanto, essa mesma habilidade também faz com que ela se sinta muito só e distante de tudo. Com a ajuda dos cientistas, Elisabeth espera compreender sua habilidade e conseguir algo que ela sempre quis em toda a sua vida: sentir-se parte deste mundo.

Há música com sabor a fruta...

Que cor têm os números? Qual o sabor das notas musicais? Que textura têm as palavras? Por incrível que possa parecer existem pessoas que conseguem sentir o mundo que nos rodeia de uma forma diferente ou combinada. Cientistas estudaram uma mulher que consegue saborear intervalos musicais.

Elizabeth Sulston, de 27 anos, tem ouvido para a música e associa as notas musicais não só a cores, mas também a sabores. A notícia avançada pela "Nature" pode provocar alguma estranheza, porém, existem pessoas que, de facto, sentem o mundo que as rodeia de uma forma diferente.A música pode ser uma experiência sensorial que ultrapassa os limites do audível. O caso relatado nas páginas daquele jornal revela mais uma situação de alguém que "sofre" de sinestesia. As pessoas com esta faculdade experimentam várias sensações quando confrontadas com o mesmo estímulo. Os sinestetas, como esta jovem mulher, combinam mais do que um dos cinco sentidos tradicionais: há pessoas que conseguem ouvir luzes vermelhas, saborear uma nota musical ou sentir a suavidade de uma imagem. Confusos?Elizabeth Sulston "ouve notas musicais e tem a percepção do seu sabor" , confirmou à "Nature", Michaela Esslen, da Universidade de Zurique, Suíça. "Esta mulher não imagina os sabores, ela saboreia-os de facto", sustentou. "Quando Elizabeth ouve uma determinada peça musical, ela automaticamente experimenta um sabor na língua", explicou aquela especialista.Sulston consegue identificar intervalos musicais (a distância da frequência sonora entre duas notas) com a língua. Esta faculdade surpreendeu os neurocientistas, já que se trata da primeira vez que esta habilidade foi identificada para ajudar a desempenhar determinadas funções mentais.
Sinestesia ou a faculdade de fintar o cérebro? A sinestesia é uma faculdade partilhada somente por alguns. Para determinadas pessoas, o mundo que aprendemos na escola tem várias cambiantes e nem sempre vemos com os olhos, sentimos com as mãos, ouvimos com os ouvidos ou cheiramos com o nariz. Há quem associe e percepcione um estímulo com vários sentidos combinados. Esta é uma forma diferente e surpreendente que algumas pessoas possuem para lidar com os seus sentidos.É como se aplicassemos a arte da poesia na vida do quotidiano. Há quem de facto sinta "o fogo que arde sem se ver", saboreie "o doce prazer do Azul" ou veja "o amarelo do número 7".
FONTE: http://ossuperhumanos.blogspot.com.br/ 



* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário