domingo, 29 de abril de 2012

LEI DA LIBRAS COMEMORA 10 ANOS MAS AINDA NÃO SE PERCEBEM AVANÇOS CONSIDERÁVEIS


O dia 24 de abril de 2012 marca o 10º ano da promulgação da Lei 10.436 – Lei da Língua Brasileira de Sinais, aprovada em 2002. Mesmo 10 anos depois de instituída a Lei que estabelece, entre outras coisas, a Libras como segunda língua oficial do Brasil, junto com o Português, ainda há muito para ser conquistado.

Ao longo desses dez anos conseguiu-se a regulamentação da profissão de Intérprete de Libras, entretanto, não há ainda sequer, um mínimo de profissionais no mercado disponíveis, por exemplo, para atender à demanda só de escolas públicas do ensino fundamental ou dos postos de saúde. Outros órgãos como delegacias de polícia e mesmo instituições do Poder Judiciário, nem consideram o Surdo como alguém que mereça e tenha direito a um tratamento específico ou diferenciado.

Da mesma maneira, pouquíssimas empresas privadas mantêm programas de contratação de surdos para o mercado de trabalho, e dessas poucas que o fazem, muitas não preparam seus colaboradores para o convívio com os colegas surdos, cuja cultura difere e muito da cultura dos ouvintes.

Agora a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou no último dia 17 de abril, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6428/09, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que institui o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a ser celebrado anualmente no dia 24 de abril.

Portanto, anualmente, todo o dia 24 de abril os cidadãos comprometidos com a Causa do Surdo poderão avaliar as conquistas alcançadas e buscar novos avanços.


FONTE:  http://www.surdocidadao.org.br/


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário