quinta-feira, 10 de maio de 2012

SLAVA RAŠKAJ


Friderika Slavomira Olga Raškaj, também conhecida como Slava Raškaj (02 de janeiro de 1877 - 29 Março 1906) foi a pintora considerada a maior aquarelista croata do final do século 19 e início do século 20.

Olga, sua mãe, gostava de pintar em seu tempo livre e passou seu amor pelas artes desde muito cedo para suas filhas Slava e Paula (Paula mais tarde trabalhou como professora em Orahovica e também continuou a pintar casualmente na vida adulta).

Surda desde o nascimento, ao completar oito anos Raškaj foi enviada para estudar em uma escola para surdos de Viena. Seus desenhos desse período retratam sobretudo moldes de esculturas clássicas desenhadas a lápis ou tinta (dois destes desenhos sobreviveram e são mantidos em exposição no Museu da Escola croata na Praça Marechal Tito, em Zagreb).

A professora Ivan Muha-Otoić notou seu talento artístico e convenceu seus pais a enviá-la para Zagreb para obter instruções de arte de seu amigo e renomado pintor Vlaho Bukovac atelier's em 1895.

Uma vez em Zagreb, Bukovac se recusou a ajudá-la mas depois Bela Čikoš Sesija tomou-a como sua aluna e começou a instrui-la em seu próprio estúdio em 1896. Ela passou os anos seguintes trabalhando com Sesija. Viveu no Instituto Estadual para Crianças Surdo-mudas  (Zemaljski zavod za odgoj gluhonijeme djece), e usou o necrotério como seu estúdio.

Repertório Raškaj era peculiar na época - ela pintou quadros um tanto macabros da vida ainda, aquarelas com objetos inusitados, como uma estrela do mar, uma de prata jóias no peito, e ainda mais interessante, os pares de objetos, como um vermelho rosa e uma coruja, ou um lagosta e um ventilador .

Em finais de 1890 começou a pintar "en plein air", com cenas ao ar livre do Jardim Botânico Zagreb, Parque Maksimir e outros parques na cidade, com tons um pouco mais leves e cores.

Em 1899 voltou para sua cidade natal, e continuou A pintar ao ar livre, O que também foi incomum na época. Suas pinturas mais valiosas foram todas criadas na década de 1890, incluindo obras como Auto-retrato, Primavera em Ozalj, The Old Mill e outros.

Suas obras foram expostas publicamente pela primeira vez no Pavilhão de Arte em Zagreb logo após a sua abertura em 1898, onde seis de suas aquarelas foram apresentados juntamente com as obras de pintores renomados como Menci Klement Crnčić e Bukovac Vlaho. Suas pinturas também foram expostas em São Petersburgo , em Moscou e na Exposição Universal de Paris em 1900, onde cinco de seus quadros foram mostrados.

Durante sua estadia em Viena, ela também aprendeu alemão e francês e, anos mais tarde mudou sua técnica para aquarela e guache.

Em 1900, por volta dos seus vinte  anos,os primeiros sintomas da depressão começaram a aparecer. Ela foi hospitalizada, mas logo depois que ela foi liberada para atendimento domiciliar. No entanto, sua condição se deteriorou ainda mais e Slava foi finalmente institucionalizada em um hospital psiquiátrico em Stenjevec em 1903. Ela parou completamente pintura nos seus últimos anos, e morreu em 29 março de 1906 vítima de tuberculose.

O valor de seu trabalho foi largamente negligenciado pelos historiadores da arte nas décadas seguintes, mas no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o interesse em seu trabalho foi reavivado. Em dezembro de 2000, o Banco Nacional da Croácia emitiu uma moeda de prata comemorativa representando Slava Raškaj.

fonte: wikipedia 


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário