sexta-feira, 1 de junho de 2012

OLIVER HEAVISIDE


Oliver Heaviside nasceu em Londres aos 18 de maio de 1850 e faleceu em Torquay em 3 de fevereiro de 1925. Foi um matemático inglês.

Aos 16 anos abandonou a escola para seguir o sonho de ser telegrafista, no entanto, em 1874 teve que deixar seu sonho devido à surdez que se instalara.

Nos tempos livres estudava electricidade, chegando a publicar alguns artigos inspirados pelo Tratado de Electricidade e Magnetismo de Maxwell, mas o dinheiro lhe faltou e não foi possível publicar novos artigos e livros.

Apesar dos seus importantes contributos para o eletromagnetismo, Oliver Heaviside ficou mais conhecido pelo estudo da análise vetorial e pela introdução do cálculo operacional para resolver equações diferenciais dos circuitos, tornando-as equações algébricas facilmente resolúveis.

No entanto, o seu trabalho foi alvo de fortes críticas por falta de rigor matemático; Heaviside achava que não se devia perder tempo em demonstrações de algo que intuitivamente parecia estar certo. Resolveu equações diferenciais usando métodos cuja demonstração rigorosa iria manter ocupadas futuras gerações de matemáticos.

Em 1902 postulou a existência da ionosfera ou camada de Heaviside, que favoreceria a refração das ondas de rádio e a telefonia a longa distância, ao permitir que ondas de rádio fossem transmitidas entre continentes.

Acometido de uma doença dos tempos de criança que levou a surdez total depois de sexagenário, passou seus últimos 25 anos da sua vida isolado e solitário, cortado do mundo cientifico e do mundo efêmero, incapaz de se comunicar e de se fazer compreender, mesmo com a ajuda das matemática.

Paupérrimo e abandonado, morreu em Torquay, Devon, England.




FONTE: Net Saber Biografias



* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário