domingo, 23 de setembro de 2012

FALTA DE INTÉPRETE EM SALA DE AULA PREJUDICA ALUNOS


Os alunos surdos do Instituto de Educação do Ceará (IEC) estão sem intérpretes da Língua Brasileira dos Sinais (Libras) em sala de aula. O IEC se propõe a uma educação inclusiva, com ouvintes e surdos na mesma turma. Entretanto, desde o início do ano, os estudantes surdos não conseguem acompanhar o ensino, por falta de tradução.

Os três intérpretes, contratados em 2011, deixaram de ir às aulas em fevereiro porque não estavam recebendo salário, segundo a diretora do IEC, Eliana Gondim. O contrato dos intérpretes também não teria sido renovado.

Falam de inclusão, mas não há inclusão nenhuma aqui”, indigna-se Lílian Costa, aluna do segundo ano. Ela diz que os oito surdos matriculados no instituto já falaram com a diretora “inúmeras vezes” em busca de alguma solução.

Mês passado, a Seduc teria autorizado a contratação de novos intérpretes. Mas, dos três que trabalhavam no IEC, apenas um pôde voltar. Os outros já estariam empregados em outras instituições.

A diretora argumenta a escassez desses profissionais no mercado. Ela diz que o instituto oferece formação em Libras, mas ainda é algo “muito novo”. Eliana prevê que somente “dentro de dois ou três anos” a demanda de intérpretes será suprida no mercado. “Temos duas vagas, mas estamos procurando desesperadamente alguém”.

Futuro dos alunos
No início do ano, os alunos surdos teriam sido instruídos a continuar indo às aulas, mesmo sem tradução, e a fazer leitura labial. Entretanto, alunos reclamam que os professores falam “muito rápido”, ficando “praticamente impossível” acompanhar a turma sem o intérprete.

Eliana acrescenta que, em agosto, haverá reposição de aulas aos estudantes que foram prejudicados e eles poderão fazer segunda chamada das provas que perderam. “Espero que em agosto eu já tenha os três intérpretes”, torce a diretora do IEC.


POSTADA EM : 01/07/2012
FONTE: http://www.opovo.com.br




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